quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Bilirrubinas – Diagnosticando doenças hepáticas e biliares

O exame de sangue conhecido normalmente como bilirrubina total e frações (bilirrubina total, direta e indireta) é realizado pelo laboratório clínico em amostra de sangue. O médico solicita este exame ao observar sintomas em seu paciente que mostre uma condição, por exemplo, de icterícia, alterações hepáticas e outras suspeitas. A Bilirrubina é produto da quebra da hemoglobina no Sistema Reticuloendotelial. É conjugada no fígado para depois ser eliminada na bile, a análise é útil para o diagnóstico diferencial de doenças hepáticas e biliares, além de outras causas de icterícia.

Bilirrubina circula no sangue sob duas formas:
Bilirrubina Indireta (ou não conjugada) – Este tipo de bilirrubina não se dissolver em água (insolúvel). Percorre a corrente sanguínea até o fígado, onde é transformada em uma forma solúvel (direta ou conjugada).

Bilirrubina Direta (ou conjugada), dissolve em água (solúvel) produzida no fígado a partir de bilirrubina indireta
Bilirrubina total e bilirrubina direta são medidas diretamente no sangue, enquanto os níveis de bilirrubina indireta são derivadas das medições de total e bilirrubina direta.

Quando os níveis de bilirrubina estão elevados, a pele e a parte branca dos olhos podem aparecer amarelo (icterícia). Icterícia pode ser causada por doença hepática (hepatite), desordens hematológicas (anemia hemolítica), ou bloqueio dos tubos (ductos biliares), que permitem a passagem de bílis do fígado ao intestino delgado.

Quantidades aumentadas de bilirrubina (hiperbilirrubinemia – condição em que a pele de um bebê e os olhos aparecem amarelo devido a um acumulo de bilirrubina no sangue), em um recém-nascido pode causar danos cerebrais (conhecido como kernicterus), perda auditiva, problemas com os músculos que movem os olhos, anormalidades físicas, e até mesmo a morte. No hospital frequentemente bebês ficam na incubadora recebendo tratamento de fototerapia, luzes especiais, nestes casos de bilirrubina aumentada. A luz muda a bilirrubina para uma forma que o bebê pode se livrar dela pela fezes e urina.

Este vídeo (Inglês) apresenta o metabolismo da bilirrubina no fígado


O exame de bilirrubina é utilizado em várias situações:
Verificar o estado geral do fígado e observar sinais de doença hepática, tais como hepatite ou cirrose, ou os efeitos de medicamentos que podem prejudicar o órgão.
Diagnosticar as condições que causam o aumento da destruição das hemácias, como anemia hemolítica ou doença hemolítica do recém-nascido.
Verificar bloqueios dos ductos biliares. Isto pode ocorrer se cálculos biliares, tumores do pâncreas, ou outras condições que podem estar presentes.
Casos de icterícia neonatal, diagnosticar e acompanhar tratamento.
Como é feito o preparo para realizar este exame:
Adultos devem fazer jejum por 4 horas antes da coleta do sangue, para crianças não é necessário jejum.

Causas de aumento da bilirrubina direta (conjugada): Doenças hepáticas hereditárias (Dubin-Johnson, Rotor), lesão de hepatócitos (viral, tóxica, medicamentosa, alcoólica) e obstrução biliar (litíase, neoplasias). Níveis de bilirrubina direta maiores que 50% dos valores totais são sugestivos de causas pós-hepáticas. Causas de aumento da bilirrubina indireta: anemias hemolíticas, hemólise autoimune, transfusão de sangue reabsorção de hematomas, eritropoiese ineficaz e doenças hereditárias (Gilbert, Crigler-Najar). Uso de drogas que ativam o sistema microssomal hepático podem reduzir as bilirrubinas.

Valor de referência, normais
Direta – até 0,4 mg/dL
Indireta – até 0,8 mg/dL
Total – até 1,2 mg/dL
Bilirrubina total (recém nascido):
idade prematuro a termo

Cordão 2,9mg/dL 2,5mg/dL

<24horas 8,0mg/dL 6,0mg/dL

<48horas 12,0mg/dL 10,0mg/dL

3 a 5 dias 15,0mg/dL 12,0mg/dL

7 dias 15,0mg/dL 10,0mg/dL

Bilirrubina também pode ser medida na urina, que normalmente não contém este produto, se detectada na urina, podem ser necessários testes adicionais para determinar a causa.

http://www.plugbr.net/bilirrubinas-diagnosticando-doencas-hepaticas-e-biliares/

19 comentários:

  1. carlos vellozo neto7 de dezembro de 2009 13:37

    Gostaria de saber se existe algum ou vários tipos de exame, para detectar a Bilirrubina elevada, em casos de pacientes com Talassemia Major. porque tenho dois filhos portadores desta anemia; porem somente o mais velho(23anos) sua coloração amarelada é muito visivel.
    Att.
    Carlos Vellozo Neto
    vellozo@miaki.com.br
    (011) 8434-3029

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber se devido a uma gravidez os valores das Bilirrubinas sobem?
    aldoniopereira20@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. meu exame de sangue para bilirrubina deu
    direta 3,2
    indireta 1,2
    isso é incomum ?
    O qu epode causar?

    ResponderExcluir
  4. OS MEUS VALORES SÃO:
    BILIRRUBINA DIRETA:
    0 . 5
    mg/dL
    BILIRRUBINA INDIRETA:
    1 . 5
    mg/dL
    BILIRRUBINA TOTAL:
    2 . 0
    mg/dL

    ResponderExcluir
  5. cris os meus valores sao:
    bilirrubina direta:
    0,43 mg/dl
    bilirrubina indireta:
    0,46 mg/dl
    bilirrubina total:
    0,89 mg/dl
    gostaria se devo me preocupar??

    ResponderExcluir
  6. meus valores sao os seguintes

    bilirrubina total 3,93 mg/dl.
    bilirrubina direita 0,44 mg/dl.
    bilirrubina indireta 3,49 mg/ dl.

    tenho 19 anos

    sei que estes valores nao sao os aceitaveis, gostaria de saber qual o procedimento correto para reduzir e me enquadrar no padrao aceitavel. e se devo me preocupar com tal resultado, grato pela atençao

    ResponderExcluir
  7. O resutado do meu exame é seguinte:Bilirrubina total 12,01 Direta 8,33 Idireta 3,68- Anemia-GamaGT 714-Fosfatase alcalina 730- Ureia 109 -tgo 168 TGP 312 Que tenho afinal? Problemas de fígado e baço ?

    ResponderExcluir
  8. ola meu filho tem 06 anos,é magro porém muito saudável e esperto.Dou sempre vitaminas( A ,C, D E complexo B) em gotas pra ele...No exame de sangue dele mostrou: 17,0 mg/dl de BILIRRUBINAS e seu médico pediatra não disse nada..ele não sabe ou é normal isto pra idade dele??

    ResponderExcluir
  9. DIRETA : 0,46 mg/dL ideal 0,00 a 0,20 mg/dL
    INDIRETA: 1,24 mg/dL ideal 0,20 a 0,80 mg/dL
    TOTAL : 1,70 mg/dL ideal 0,20 a 1,00 mg/dL

    ResponderExcluir
  10. BOA NOITE
    HEPATOGRAMA Valores de referência:
    BILIRRUBINA TOTAL 0,52 mg/dL até 1,2 mg/dL
    BILIRRUBINA DIRETA 0,22 mg/dL até 0,4 mg/dL
    BILIRRUBINA INDIRETA 0,3 mg/dL até 0,8 mg/dL
    TGO 22 UI/L Homens: 11 ui/l até 39 UI/L
    Mulheres: 10 ui/l até 37 UI/L
    TGP 13 UI/L Homens: 11 ui/l até 39 UI/L
    Mulheres: 10 ui/l até 37 UI/L
    FOSFATASE ALCALINA 45 UI/L Adultos: 27 U/L - 100 UI/L
    Crianças até 15 anos: 75U/L a 390 U/L
    GAMA-GLUTAMIL TRANSFERASE (GGT) 20 UI/L Homens: 7 UI/L a 45 UI/L
    Mulheres

    ResponderExcluir
  11. a minha bilirrubina total e 0,5mg/dl
    bilirrubina directa e 0,1 mg/dl
    bilirrubina indirecta e 0,4 mg/dl

    o que significa isto.

    ResponderExcluir
  12. BOA NOITE MEUS EXAMES DE BILIRRUBINA DERAM; TOTAL 0,92
    DIRETA 0,37 E INDIRETA 0,55 DEVO ME PREOCUPAR?
    OBRIGADA DESDE JÁ!!!

    ResponderExcluir
  13. boa noite meu exame de bilirrubinas deu indireta 0,92 devo me preucupar

    ResponderExcluir
  14. boa noite o meu exame de biliburrinas deu indirecta- 0,83 a directa-2,84 e a total 3,67 sendo portador do virus da hepatite-c terei motivos para estar preocupado ajudem-me nestas minhas duvidas atraves do meu e-mail valente_DOS_SANTOS@HOTMAIL.COM E O MEU N.TELEFONE 969928481 OBRIGADO

    ResponderExcluir
  15. Oi, boa tarde. Gostaria de saber se esse resultado está OK pra mim: Bilirrubina total 0,58mg/dl, direta 0,26mg/dl e indireta 0,32mg/dl. Por favor, me esclareça, pois no posto de saude aqui nao está tendo medico. Um abraço, Zenilda

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, meu teste de bilirrubina deu: bilirrubina direta 0.5 mg/dl e bilirrubina indireta 0.9 mg/dl no total 1.4 mg/dl devo me preocupar, quais os cuidados devo tomar, meu email: biller22@bol.com.br, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  17. boa tarde tenho 27 anos, minha bilirrubina deu total 2,93 mg/dl direta 0,23 mg/dl indireta 2,70 mg/dl
    me ajudem
    fabiohmss@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. PRA QUE PERGUNTAR .. NINGUEM RESPONDE!!! TEM QUE ESCLARECER COM O MEDICO.

    ResponderExcluir
  19. ola ,eu so o ronaldo rogerio,pois vão lá,fiz um exame de sangue e constou que tou com o figueredo se desfasendo de tanto beber cachaça,sera que se eu tomar vergoha na porra dara o figueredo se normalisa?

    ResponderExcluir