segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Furúnculo


Furúnculo é uma doença de pele causada pela inflamação dos folículos capilares, resultando na acumulação localizada de pus e tecidos mortos. Furúnculos podem se agrupar e formar uma rede interconectada chamada carbúnculo. Em muitos casos, furúnculos podem formar abcessos.

Sintomas do furúnculo

Os sintomas dos furúnculos são caroços avermelhados e cheios de pus que são macios, quentes e/ou dolorosos. Pode ser visto um ponto branco ou amarelo no centro do caroço quando o furúnculo estiver pronto para drenar ou eliminar o pus. Em infecções severas, múltiplos furúnculos desenvolvem-se e o paciente poderá ter febre.

Em algumas pessoas, pode acontecer coceira antes dos caroços começarem a se desenvolver. Furúnculos são mais freqüentemente encontrados nas costas, embaixo dos braços, ombros e nádegas.

Causas do furúnculo

Os furúnculos são geralmente causados por uma infecção dos folículos capilares pelo Staphylococcus aureus, uma variedade de bactéria que normalmente vive na superfície da pele. Acredita-se que um corte fino da pele permita que essa bactéria entre nos folículos e cause infecção. Isso pode acontecer durante o banho ou ao usar aparelho de barbear.

Pessoas com problema no sistema imunológico, diabetes, higiene ruim e má nutrição estão particularmente susceptíveis a ter furúnculos. Porém, furúnculo também pode acontecer em pessoas saudáveis e higiênicas.

2 comentários:

  1. Este tipo de inflamação pode se formar na testa, fazendo-se confundir com acne? Tenho freqüentemente pontos de sebo encobertos ou, mais raramente, pontos de pus, que, aos serem retirados, noto que há, mais profundamente, tanto no local do ponto como nos arredores próximos, alguns grãozinhos úmidos. A retirada de todo esse "material" (pus?) faz com que minha pele fique muito machucada; porém, se não faço a retirada, a região da pele coça, fica ligeiramente endurecida e o "pus" não desaparece. Muitas vezes os machucados causados pela retirada do "pus" traz à tona um detalhe que talvez não percebesse se não a pele não fosse machucada: formam-se "caminhos", uma rede interconectada. Já fui a dermatologistas e a maioria não dá muita atenção, falam para eu não mexer na pele (uma já até tirou sarro dizendo que tenho bastante força), e diagnosticam como stress, ansiedade. Por favor, me diga o que pensa ser e que tipo de profissional devo procurar. Preciso de ajuda - não só para a minha pele voltar a ser saudável, mas para a minha auto-estima!!! Já tenho a pele muito oleosa, com muitos cravos e algumas espinhas - já com 23 anos! - não suporto conviver com grandes e horríveis machucados na testa! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha so vai no dermatologista e pede p/ toma ruacutan em uma semana vc vai ver o resultado...

      Excluir