sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O uso correto de medicamentos


Antes de utilizar um medicamento é preciso tomar determinados cuidados.

Alguns medicamentos têm os nomes muito parecidos, isto causa muita confusão e erro na hora de tomá-los, por este motivo é importante conhecer o nome genérico daqueles que você toma regularmente.

Conhecer o nome genérico facilitará que você identifique seu medicamento, mesmo quando ele tiver outro nome de marca.

Conheça seus medicamentos

Tire todas as dúvidas sobre seu tratamento com o médico e com seu farmacêutico e conheça seus medicamentos, saiba para que cada um deles é utilizado e como administrá-los, se é uma vez ao dia, duas ou mais; se deve ser tomado próximo às refeições; se pode ser tomado com suco e várias outras dúvidas que podem vir a ocorrer.

Mas quando o médico prescreve (receita) o medicamento em “mL” e só temos colheres como devemos proceder?

Existem formas de se administrar corretamente o medicamento utilizando medidas de volume caseiras:

* Uma colher de café: 2,5mL
* Uma colher de chá: 5mL
* Uma colher de sobremesa: 10mL
* Uma colher de sopa: 15mL

Quando devo tomar seus medicamentos

Sempre que o médico prescrever e deve ser tomado da mesma forma que ele indicou, alguns medicamentos são utilizados por período muito longo, algumas doenças como o diabetes e a hipertensão o uso é quase sempre permanente e a substituição deve ser realizada após uma consulta médica.

O que fazer quando se sentir mal ao utilizar um medicamento

Algumas vezes um medicamento pode causar desconforto, principalmente no estômago, mas pode envolver outras regiões do corpo, quando isto ocorrer é importante consultar o médico, freqüentemente isto ocorre por um erro no momento do uso, alguns medicamentos não devem ser tomados de estômago vazio, o médico irá identificar se existe algum problema no uso do medicamento. Se o problema não for devido à forma de utilização o médico deverá ser consultado para avaliar a possibilidade de substituição do tratamento.

Como devo guardar meus medicamentos?

Mantenha os medicamentos em suas embalagens originais, para protegê-los e facilitar a identificação. Devem ser armazenados em local seco, limpo e protegido da luz. A cozinha e o banheiro não são locais apropriados para armazenar medicamentos. Alguns precisam ser guardados na geladeira, como insulinas, antibióticos abertos, pergunte ao farmacêutico como eles devem ser armazenados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário