sábado, 19 de setembro de 2009

Extra! Extra! Homem grávido da entrada no hospital


Falo de um homem, aqueles do sexo masculino, malacabados, que perambulam por ai. Tem um deles internado no hospital com hormônio da gravidez, HCG elevado. Como assim, gravidez?

Mas vocês não acreditam que possa ter um homem “grávido”? Com o mesmo hormônio, o beta HCG, encontrado em mulheres grávidas, elevado? Pode ter sim, e fizemos o exame de um ontem no laboratório! Puxem a cadeira, sente-se, que vou contar o ocorrido.

Dr. Roberto ligou para o laboratório perguntando se estávamos tendo Kit (Reagentes químicos) para fazer o beta HCG quantitativo, a secretária respondeu que no momento não estávamos realizando o exame quantitativo, somente o qualitativo. Ele, então, diz que vai pedir o teste de gravidez normal, o qualitativo que informa somente se é positivo ou negativo, de um senhor de 71 anos que dera entrada naquele momento no pronto socorro.

O sangue do paciente foi coletado e fomos fazer o exame, enquanto isso transferiram o paciente para o internamento da ala “A”.

Terminado, o exame foi digitado e a secretária se encarregou de levar o resultado do paciente até o internamento. Entregou à técnica de enfermagem. Ao sair à secretária ouve: Moça, moça, este resultado é de um homem, e isso é um teste de gravidez. Fez chacota: Ele nem tem barriga ainda, e deu positivo, está errado! A secretária pede para que ela ligue no laboratório e fale com o bioquímico, e sai.

No laboratório o telefone toca em poucos minutos. Era a técnica de enfermagem, com um ar sarcástico dizendo: Doutor tem aqui um resultado do paciente do 12-A, um senhor, com teste de gravidez positivo, como pode isso? – Explico moça:

Provavelmente vocês receberam o paciente neste momento e ainda não tiveram tempo para ler seu prontuário, lá vai constar que ele está com suspeita de câncer de testículo, sendo assim o médico do pronto socorro pediu um exame de alfafetoproteína e Beta-HCG no sangue, marcadores tumorais, neste caso do senhor do 12-A o beta-HCG positivo é parte do diagnóstico de câncer de testículo, que o Dr. Roberto está pesquisando.

Com ar de tristeza a moça pede desculpa, agradece e desliga.

Então, beta-HCG pode ser feito, e pode dar “positivo” em homens, não tendo relação nenhuma com gravidez, é claro.

Se a história não fosse trágica seria no mínimo cômico, pelo menos o problema do senhor do 12-A está diagnosticado e já foi instituído terapia medicamentosa e avaliação para cirurgia, ainda esta semana. Câncer de testículos foi um artigo recente e o caso deste senhor de 71 anos, não é freqüente, este tipo de câncer é encontrado mais em homens jovens entre 20 e 40 anos.

http://www.plugbr.net/extra-extra-homem-gravido-da-entrada-no-hospital/

Nenhum comentário:

Postar um comentário