quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Cuidados com o Colesterol


O colesterol é uma classe de lipídeos (esteróides), como estrutura química relativamente complexa, abundantemente nos órgãos e tecidos dos animais.

Essa substância é transportada pelo sangue associada a certos tipos de proteínas (as lipoproteínas), entre as mais conhecidas estão: a lipoproteína de baixa densidade e a alta densidade, respectivamente denominadas por LDL e HDL, assumindo comportamentos antagônicos no organismo.

O colesterol LDL, também chamado de “colesterol ruim”, pode se acumular na parede das artérias, formando depósitos de gordura contribuindo com a aterosclerose (doença que causa enrijecimento e perda da elasticidade das artérias, podendo causar o seu entupimento).

Já o colesterol HDL, conhecido como “colesterol bom”, é fundamental ao metabolismo do organismo, participando na composição membranar das células, síntese de hormônios sexuais masculinos e femininos (testosterona e estrógeno), produção de sais biliares, bem como vitamina D.

Dessa forma, uma alteração no nível de colesterol, elevada concentração de LDL (hipercolesterolemia) e baixa de HDL, aumenta os riscos de doenças cardiovasculares que são agravadas por uma série de fatores: genéticos, dieta rica em gordura animal, diabetes e hábitos como, por exemplo, o alcoolismo.

Em princípio, uma pessoa adulta saudável apresenta os seguintes índices para um equilibrado padrão de colesterol:

Nível de colesterol menor que 200mg / 100ml;
Um nível de LDL menor que 130mg / 100ml;
E um nível de HDL maior que 60mg / 100ml no sangue.

2 comentários:

  1. adorei a matéria ,parabéns pelo blog!
    postei no meu tb. Dê uma olhadinha! adrianaberte.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Hipótese lipídica - http://www.canibaisereis.com/tag/hipotese-lipidica/

    ResponderExcluir