terça-feira, 15 de setembro de 2009

Alopecia areata


A alopecia areata consiste na perda repentina de cabelos ou pelos em regiões específicas, em formato arredondado, sem deixar alteração na pele do local. Quando o mesmo processo ocasiona a perda total do cabelo do couro cabeludo, o fenômeno é chamado de “alopecia total”.

Atingindo ambos os sexos e diversas idades, esta queda é, geralmente, assintomática – mas queimação ou coceiras locais podem ocorrer. É mais frequente em jovens.

É uma doença benigna, mas capaz de provocar problemas de ordem psicológica, decorrentes de sentimentos de vulnerabilidade e baixa auto estima – tanto para o portador quanto para a sua família.

Geralmente o acometido por este tipo de calvície tem familiares com o mesmo problema e enfermidades de origem imunológica são associadas. Desta forma, acredita-se que os portadores possuem pré-disposição genética e que fatores específicos, relacionados à imunidade, desencadeiam em seu desenvolvimento.

O portador pode ter recuperação total, parcial ou simplesmente não tê-la. Quando ocorre, os pelos tendem a nascer finos e esbranquiçados, mas recuperam suas propriedades normais após certo tempo.

Para diagnóstico é feita a análise do local afetado e, em alguns casos, biópsias são necessárias. O tratamento, indicado por um médico dermatologista, consiste em injeções locais de cortisona ou aplicação de cremes com corticosteroides, solução de Minoxidil ou creme de antralina. Auxílio psicológico é recomendado, em razão das questões já expostas.

Uma questão relevante é sobre o uso de bonés: em face do esquentamento e abafamento da cabeça que estes causam, não são indicados, já que podem agravar ainda mais o caso.

9 comentários:

  1. tenho alopecia total achei esclerecedora a informaçao,masdevo dizer q é muito difícil lidar c isso...

    ResponderExcluir
  2. estou com alopecia reata a dois meses...simplismente esta acabando comigo, nem sair de casa quero mais.......vou começar o ratamento com aplicações no local....espero de volte a normal

    ResponderExcluir
  3. minha filha tem 5 aninhos e já está com quase um ano q trato disso e percebo q so tem aumentado.gostaria de saber qual o tempo maximo para a cura total e se essa doença leva a algum tipo de cãncer.estou muito preocupada pois não tenho plano de saude e acho os médicos q atendem ela muito despreocupados em relação ao assunto.por favor me ajudem.meu telefone é (85)34851039

    ResponderExcluir
  4. tenho alopercia desde os dez anos de idade,infelismente em todos os locais que procurei ajuda ele so sabem dizer que nao tem cura.mas deus mim mandou ir em um lugar onde estou sendo bem tratada e que os medicos estam tentando descobrir a causa ja que em minha familia nao existe niguem que tem alopercia.

    ResponderExcluir
  5. estou com esta doença a 1ano tem cura sim ou não,tem tratamento especifico ,é contagionso.

    ResponderExcluir
  6. tenho alopéisia tenho 14 anos
    vcs nao sabe quanto e dificil para mim
    perder o cabelo do nada
    quando eu olho no espelho eu olho para mim
    e falo meu deus que qui aconteceu com migo
    eu também ja peseii em mi matar mais isso e
    bobagem....
    essa doença qui eu tenho (alopesia) eu seii com e e nao dejeso para ninguen .....ruitter vitor gonçalves de souza

    ResponderExcluir
  7. tenho alopecia ha 5anos ja nao sei oqui fazer os medicos que ja fui so passam shapooo penso ate em min matar

    ResponderExcluir
  8. tenho alopecia a dois meses e ja tenho dois buracos sem cabelo na minha cabeça e isso é desesperador espero que meu cabelo não caia mais

    ResponderExcluir
  9. bom, analizando e lenddo sobre o assunto, descobrir quase que sem querer que tbm tenho alopecia; pois desde meus 20 anos tenho uma falha no couro cabeludo e fui ao médico mais ninguém nunk havia dado um parecer...
    E lendo sobre o assunto, tenho quase certeza q/ tenho essa doença.´É difícil e vergonhoso quando alguém fica olhando, mais aprendi a conviver com isso, já q/ meus tratamentos não deram jeito.

    ResponderExcluir