quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Bilirrubinas – Diagnosticando Doenças Hepáticas e Biliares


O exame de sangue conhecido normalmente como bilirrubina total e frações (bilirrubina total, direta e indireta) é realizado pelo laboratório clínico em amostra de sangue. O médico solicita este exame ao observar sintomas em seu paciente que mostre uma condição, por exemplo, de icterícia, alterações hepáticas e outras suspeitas. A Bilirrubina é produto da quebra da hemoglobina no Sistema Reticuloendotelial. É conjugada no fígado para depois ser eliminada na bile, a análise é útil para o diagnóstico diferencial de doenças hepáticas e biliares, além de outras causas de icterícia.
Bilirrubina circula no sangue sob duas formas:

Bilirrubina Indireta (ou não conjugada) – Este tipo de bilirrubina não se dissolver em água (insolúvel). Percorre a corrente sanguínea até o fígado, onde é transformada em uma forma solúvel (direta ou conjugada).

Bilirrubina Direta (ou conjugada), dissolve em água (solúvel) produzida no fígado a partir de bilirrubina indireta
Bilirrubina total e bilirrubina direta são medidas diretamente no sangue, enquanto os níveis de bilirrubina indireta são derivadas das medições de total e bilirrubina direta.

Quando os níveis de bilirrubina estão elevados, a pele e a parte branca dos olhos podem aparecer amarelo (icterícia). Icterícia pode ser causada por doença hepática (hepatite), desordens hematológicas (anemia hemolítica), ou bloqueio dos tubos (ductos biliares), que permitem a passagem de bílis do fígado ao intestino delgado.

Quantidades aumentadas de bilirrubina (hiperbilirrubinemia – condição em que a pele de um bebê e os olhos aparecem amarelo devido a um acumulo de bilirrubina no sangue), em um recém-nascido pode causar danos cerebrais (conhecido como kernicterus), perda auditiva, problemas com os músculos que movem os olhos, anormalidades físicas, e até mesmo a morte. No hospital frequentemente bebês ficam na incubadora recebendo tratamento de fototerapia, luzes especiais, nestes casos de bilirrubina aumentada. A luz muda a bilirrubina para uma forma que o bebê pode se livrar dela pela fezes e urina.
O exame de bilirrubina é utilizado em várias situações:

* Verificar o estado geral do fígado e observar sinais de doença hepática, tais como hepatite ou cirrose, ou os efeitos de medicamentos que podem prejudicar o órgão.
* Diagnosticar as condições que causam o aumento da destruição das hemácias, como anemia hemolítica ou doença hemolítica do recém-nascido.
* Verificar bloqueios dos ductos biliares. Isto pode ocorrer se cálculos biliares, tumores do pâncreas, ou outras condições que podem estar presentes.
* Casos de icterícia neonatal, diagnosticar e acompanhar tratamento.

Como é feito o preparo para realizar este exame:

Adultos devem fazer jejum por 4 horas antes da coleta do sangue, para crianças não é necessário jejum.

Causas de aumento da bilirrubina direta (conjugada): Doenças hepáticas hereditárias (Dubin-Johnson, Rotor), lesão de hepatócitos (viral, tóxica, medicamentosa, alcoólica) e obstrução biliar (litíase, neoplasias). Níveis de bilirrubina direta maiores que 50% dos valores totais são sugestivos de causas pós-hepáticas. Causas de aumento da bilirrubina indireta: anemias hemolíticas, hemólise autoimune, transfusão de sangue reabsorção de hematomas, eritropoiese ineficaz e doenças hereditárias (Gilbert, Crigler-Najar). Uso de drogas que ativam o sistema microssomal hepático podem reduzir as bilirrubinas.
Valor de referência, normais

* Direta – até 0,4 mg/dL
* Indireta – até 0,8 mg/dL
* Total – até 1,2 mg/dL


Bilirrubina também pode ser medida na urina, que normalmente não contém este produto, se detectada na urina, podem ser necessários testes adicionais para determinar a causa.

3 comentários:

  1. O que pode ser feito para diminuir o valor da bilirrubina indireta?

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que isto já foi escrito há mais de um ano e que pode ser inútil falar por aqui agora. Mas eu gostaria de saber: o aumento da bilirrubina pode causar coceira no corpo?
    Porque eu estou com uma coceira DESGRAÇADA nos pés e nas mãos, e me falaram que pode ser a bilirrubina elevada.
    Por favor, se puder me responder, eu fico muito agradecido. Obrigado. Abraço!

    ResponderExcluir