quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Tendinite


Tendinite é a inflamação dos tendões causada por fatores mecânicos ou químicos. O primeiro caso decorre de sobrecarga, esforços prolongados e repetitivos, já o segundo ocorre por desidratação, alimentação incorreta e presença de toxinas no organismo. Tendões são fibras de tecidos de conexão resistentes que ligam o músculo ao osso.

A inflamação se manifesta primeiramente com dores, associada muitas vezes à incapacidade de realizar alguns movimentos, como subir ou descer escadas, caminhar, dobrar os joelhos, entre outros. A tendinite pode ser manifesta em alguns momentos de trabalho realizados de forma rápida, sem ter feito um aquecimento necessário. A doença pode ser confundida com artrite reumatóide, lesão por movimentos repetitivos.

O tratamento consiste no uso de intiinflamatórios. O repouso e a fisioterapia são essenciais. Recomenda-se aplicar bolsas de gelo. Caso a pessoa não trate a doença de forma adequada poderá sofrer uma ruptura do tendão.

Algumas medidas de prevenção incluem a realização de pausas freqüentes no trabalho e a variação de movimentos realizados.

5 comentários:

  1. oiiii...estava com muitas dores nas mãos ...fui ao médico e ele disse q era tendinite, me passou anti-inflamatóros e etc..uma pessoa comentou q essa doença pode romper os movimentos (no meu caso das mãos) isso é real?

    ResponderExcluir
  2. Isso pode acontecer sim, mas somente se você NÂO fizer o tratamento, pois o tendão pode ficar enfraquecido a ponto de se romper e impedir que o músculo movimente teu osso, impossibilitando certos movimentos da tua mão. Mas com uma cirurgia tudo se resolve.
    Carla M. - Enfermeira

    ResponderExcluir
  3. Carla M.
    Concordo com você que tudo se resolve na cirurgia, mas em parte.
    Se você não se afastar do fato causador da tendinite, o problema é resolvido apenas temporariamente.
    Porém, se você fizer a cirurgia e não mais voltar à atividade que a ocasiona, ela pode curar por completo.
    Como eu não posso parar de trabalhar, já estou na terceira cirugia...
    Abçs
    Rachel/RJ

    ResponderExcluir
  4. isso é coisa seriaaaaaaa...

    ResponderExcluir