sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Gagueira


A gagueira ou disfemia é um distúrbio ou transtorno de linguagem que faz com que a pessoa repita sílabas e faça pausas durante a pronúncia de uma palavra. Tal transtorno além de dificultar a comunicação da pessoa faz com essa se sinta diferente das outras, diminuindo seus diálogos dentro e fora de casa.

Inicia-se entre 2 e 5 anos de idade com uma gagueira normal, já que falam há pouco tempo e não se sentem seguros ao pronunciar frases montadas. Nessa fase é que a gagueira pode ser fixada (caso seja psicológica). Não se sabe ao certo as causas para este distúrbio que pode ter ligações a fatores genéticos, psicológicos e neurológicos.

A gagueira genética é provocada por uma disfunção de áreas cerebrais responsáveis pela fala ou por alterações estruturais nestas áreas. A gagueira psicológica é adquirida, ou seja, desenvolve quando a pessoa tem pais ansiosos, exigentes e agressivos, quando a pessoa passa por momentos traumáticos como acidentes, assalto, estupro, etc., problemas insuportáveis que geram conflitos interiores e outros que são liberados na hora de falar. A gagueira neurológica é mais rara, porém pode ser detectada facilmente, pois esta é a única forma de gagueira que não melhora ao cantar, ao interpretar ou ao mudar a tonalidade de voz.

A gagueira classificada como psicológica deve ser tratada com um psicanalista que estudará o caso e aplicará o tratamento adequado. Já a gagueira genética e neurológica deve ser tratada com um fonoaudiólogo que deverá fazer uma avaliação e logo após iniciar terapias planejadas.

Um comentário:

  1. Existe uma série de equívocos em sua postagem!

    A gagueira psicológica(psicogênica como é chamada) é a mais rara que exite, e na verdade nem é uma gagueira verdadeira, e sim um sintoma de conversão. Existem pouquíssimos casos na literatura e todos envolvem adultos.

    A gagueira de desenvolvimento(genética) é um distúrbio neurológico que ocorre em 55% dos casos e a lesional(neurogênica) em 45% dos casos.

    O site mais atualizado em gagueira é este aqui:
    www.gagueira.org.br (Instituto Brasileiro de Fluência).

    abraços

    ResponderExcluir