quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Tratamentos da Coluna com Melhores Resultados Aliando Atendimento Psicológico


O INSTITUTO DE PATOLOGIA DA COLUNA – IPC, acaba de agregar à seus serviços o ATENDIMENTO PSICOLÓGICO para pacientes com problemas na coluna vertebral.

Baseado em estudos científicos americanos e europeus, que demonstram resultados pós cirúrgicos piores em pessoas com aspectos psicológicos comprometidos, o IPC desenvolveu um trabalho integrado entre os especialistas em coluna e uma equipe de psicólogos, que avaliam individualmente cada paciente dentro da Clínica e encaminham, caso necessário, para o atendimento terapêutico mais adequado.

O departamento surgiu da experiência prática no atendimento, onde os médicos perceberam que alguns pacientes submetidos à cirurgia tinham grande melhora, e outros com algum comprometimento emocional que passavam pelo mesmo procedimento, tinham resultados piores. “O fato de um paciente encontrar-se diante de um procedimento cirúrgico, seja ele qual for, mobiliza tanto nele quanto em sua família diversos sentimentos e angustias, que quando identificadas antes da cirurgia, podem ser trabalhadas, fazendo com que o paciente sinta-se menos ansioso, mais consciente, e melhor preparado para lidar com a situação.” – explica Dra. Márcia Azevedo, diretora do Departamento de Psicologia do IPC.

O insucesso da cirurgia da coluna é um problema que alcança tamanha magnitude que hoje existem congressos só para discutir esse tema. Recentemente revisões da literatura revelam incidências de fracassos que variam entre 5 a 50% dos casos. O livro The Psychology of Spine Surgery
é baseado na experiência do Texas Back Institute (um instituto americano de referência para tratamento de coluna) e serviu de base para o atendimento desenvolvido no IPC.

Nos últimos anos muitos estudos vem sendo realizados nessa área. Um deles desenvolvido pelo Departamento de Psicologia da University of Bern, Switzerland - demonstra que a depressão é um preditor significante do resultado geral da cirurgia e retorno ao trabalho, dessa forma quando o paciente tem depressão o resultado fica comprometido. Outro estudo mostra que pacientes que sofrem de dor crônica e são submetidos a cirurgia normalmente são deprimidos e apesar de haver uma relação entre depressão, dor crônica e resultado cirúrgico, as causas não são claras.

No IPC o paciente passa por 3 etapas no departamento de psicologia: a avaliação psicológica pré- operatória, o atendimento psicológico durante a internação caso ele necessite, e o tratamento pós cirúrgico. “O estado emocional dos pacientes influencia e é influenciado pelos resultados cirúrgicos, portanto merece atenção e preocupação. O paciente que sofre de dores constantes, chega ao IPC muito desgastado com sofrimento físico, social e emocional . Nosso papel é mais do que cuidar do corpo, é dar a ele a possibilidade de cuidar do seu emocional e voltar às suas atividades físicas e sociais, com qualidade de vida e da maneira mais rápida possível” – conclui Dra. Vivian Amaral, integrante da Equipe do Departamento de Psicologia do IPC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário