sábado, 29 de agosto de 2009

Excesso de gordura pode causar osteoporose

Uma dieta muito gordurosa pode não só aumentar os riscos de problemas cardíacos, mas também causar osteoporose. Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia fez uma experiência na qual camundongos de laboratório foram alimentados com uma dieta rica em gordura durante sete meses. Isso os levou a perder grandes quantidades de minerais de seus ossos, assim como cerca de 15% dos ossos de suas patas traseiras.

O grupo de Parhami havia descoberto, em um trabalho anterior, que esses mesmos ratos possuíam bem menos células formadoras de ossos do que animais que não fizeram a dieta. A descoberta deve fazer com que os tratamentos contra a osteoporose, uma doença que faz com que os ossos fiquem mais fracos, passem a atuar em duas frentes: uma sobre as células construtoras de ossos e outra sobre as células que desintegram os próprios ossos.

Os pesquisadores explicam que a semelhança entre a estrutura dos ossos e a das artérias pode fazer com que tanto a osteoporose quanto problemas cardíacos sejam causados por uma resposta inflamatória do organismo, ativada pelo alto nível de colesterol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário