terça-feira, 25 de agosto de 2009

Hidronefrose

Hidronefrose é a dilatação da pelve renal e das demais estruturas do rim (cálices) decorrente de alguma obstrução no trajeto normal da urina, que continua a ser produzida (secretada) normalmente pelo rim, mas não tem como ser eliminada (excretada). Em razão disto, o volume de urina que progressivamente aumenta dentro do rim, faz com que este se dilate, para acomodar mais líquido.
Se esta obstrução for aguda e total, haverá dor renal (cólica renal) importante, com provável necessidade de medicação intravenosa. Se houver uma discreta obstrução, mas que prejudique o fluxo normal de urina,haverá um lento e discreto aumento volumétrico da pressão intra renal e de sua dimensões, que com o tempo (meses, anos....) poderá levar à destruição total do parênquima do rim afetado.
Situações como gestação e infecções urinárias podem cursar com hidronefrose fisiológica (que vai regredir após), a primeira pela compressão ureteral pelo útero gravídico e a segunda por atonia muscular do ureter e pelve renal, pela infecção.
Se houver dilatação também do ureter, chama-se ureterohidronefrose, comum nas obstruções abaixo da pelve renal, em qualquer porção do ureter (superior, médio e inferior), por cálculo urinário, tumores, ligaduras iatrogênicas, etc.
O diagnóstico das dilatações acima citadas é extremamente fácil, pela ecografia (inclusive antes do nascimento - diagnóstico pré-natal) e pela urografia excretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário