quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Síndrome de Cushing



É o conjunto de sinais e sintomas devido ao excesso de cortisona, hormônio produzido nas adrenais,ou por excesso de hormônio sintético (exógeno) e problemas nas glândulas adrenais e hipófise.
O quadro pode ser ocasionado pelo uso continuado de cortisona ou seus derivados, conhecidos como antinflamatórios esteróides. Estas substâncias são empregadas para o tratamento de uma série de doenças, e provocam o síndrome de Cushing como efeito colateral. Dependendo da dosagem empregada e do esteróide sintético utilizado, os sinais e sintomas sempre irão ocorrer. Em algumas ocasiões estes efeitos colaterais ocorrem sem que o paciente perceba ou os relacione com as medicações que está usando. Esta situação ocorre, por exemplo, com a utilização de medicamentos para problemas de pele ou para problemas respiratórios.
Os sintomas são: aumento de peso, armazenamento de gordura no pescoço,tronco e rosto, formando no rosto uma face conhecida com "lua-cheia". Ocorre também o afilamento de membros,fraqueza muscular, a pele se torna fina e frágil,insônia,nervosismo...

3 comentários:

  1. Olá... Sou portadora de Cushing
    Nesse meu blog narro a minha vivência e trajetória durante o cushing
    Veja:
    http://alicenopaisdaautenticidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Karina....
    Minha irmã a tres meses com sintomas esquisitos alterações na barriga, rosto etc....ela é hipertesa e diabetica. Fomos a endocrinologista que passou varios exames e ontem ficamos sabendo que ela tem a sindrome de cushing. Agora precisa fazer um exame da dosagem de cortisol e acth com dexametasona e CRH....na minha cidade ( Piracicaba ) não tem laboratorio, encontrei o Fleury em campinas, mas falaram que ela tem que tomar uma medicação que não vende em farmacia...é uma ampola CRM sintetico 100ug. Onde consigo comprar esse remedio?

    ResponderExcluir