sábado, 31 de outubro de 2009

O Projeto Bloodbot, uma máquina para coletar sangue


Bloodbot é uma máquina de coletar sangue, um robô projetado pelo Dr. Alex Zivanovic e Brian Davies professor no Imperial College de Londres em 2001, tinha a intenção de agilizar uma rotina de trabalho dentro do laboratório. Automatizar uma coleta de sangue seria interessante para minimizar erros humanos e reduzir o tempo de espera dos pacientes na fila de coleta, mas este aparelho não é o ideal.

O equipamento identifica a veia por meio de uma sonda e insere a agulha controlando a força, no momento que a agulha penetra na veia a força é exercida até que a falta de resistência na luz da veia faz com que o equipamento pare de inserir a agulha, evitando transpor o vaso sanguíneo.

O aparelho tem três motores, o primeiro eixo age para cima e para baixo, carrega agulha, tubos e sensores para identificação das forças de resistência. Um segundo eixo age na largura do braço. E o terceiro eixo, que está sem energia, permite que um operador humano possa inclinar o robô. Enquanto o quarto eixo percorre o comprimento do braço.

O Bloodbot foi testado em um boneco e em um ser humano, neste, não foi realizado muitas coletas, o principal motivo, foi eficiente 78 % das vezes, os outros 22% acusou problemas de punção e coleta, o que poderia levar o braço a virar uma “peneira”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário