terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Patologia e as Mitocôndrias

A mitocôndria pode ser sede de diversas patologias. As anomalias podem ser estruturais ou simplesmente funcionais. Algumas das anomalias são genéticas, enquanto outras são secundárias. As anomalias com herança genética são passadas de mãe para filho, afetando ambos os sexos igualmente. Os efeitos sistêmicos mais notáveis são os neurodegenerativos, musculares (principalmente fraqueza) ou decorrentes de disfunções metabólicas por excesso de ácido láctico.

É importante ressaltar o fenômeno da heteroplasmia nas doenças mitocondriais, ou seja, os pacientes apresentam variação nos sintomas a depender da quantidade de mitocôndrias normais e mutantes em suas células, já que o óvulo que "carrega" as mitocôndrias mutantes também possui mitocôndrias normais. As encefalomiopatias mitocondriais funcionais são diversas e raras. A falha pode estar na utilização do substrato, no acoplamento da oxidação e produção de ATP ou na cadeia respiratória. Ao ME a célula muscular esquelética mostra-se repleta de mitocôndrias; a duplicação excessiva das mitocôndrias é uma tentativa de superar o déficit energético nesta patologia, assim como em qualquer outra condição fisiológica ou patológica de déficit energético na célula.

A febre mitocondrial é uma anormalidade funcional no acoplamento da oxidação com a produção de ATP em que a mitocôndria produz pirncipalmente energia térmica, e não química. O paciente demonstra quadro crônico, que se manifesta logo na infância, de febre, aparência magra, sudorese excessiva e intolerância ao calor. É importante distingui-la do hipertireoidismo.

O mitocondrioma é uma anormalidade estrutural encontrada em tumores específicos das glândulas salivares e ocasionalmente no fígado. Caracteriza-se por um descontrole da duplicação mitocondrial, tornando o citoplasma repleto da organela e comprimindo as outras estruturas celulares. O mecanismo ainda é desconhecido. Teorias recentes sugerem que a anormalidade deve ser enquadrada como um tumor benigno das mitocôndrias. O depósito de cálcio é achado frequente e não patológico nas mitocondrias dos osteoblastos. A disfunção dos hormônios calcitonina e paratormônio provoca hipercalcemia sanguínea que reflete-se em um excesso de cálcio citoplasmático que pode depositar-se na mitocôndria, causando danos ao rim e coração. A célula pode tornar-se repleta de cálcio e morrer.

Algumas anormalidades estruturais podem ser causadas por intoxicação por substâncias, como álcool, quelantes, reserpina e quadros patológicos, como hipofisectomia, hepatites virais e deficiência nutricionais. Pode-se perceber alterações ao ME como mitocôndrias de formas bizarras, gigantes e vaculolizadas. No entanto, nenhuma patologia foi atribuída diretamente às alterações mitocondriais. O hipertireoidismo produz um aumento global da concentração de mitocondrias nas células, pois os hormônios T3 e T4 estimulam a proliferação e aumento da atividade das mitocôndrias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário