sábado, 31 de outubro de 2009

Um Ultrassom portátil


A empresa SonoSite conseguiu recentemente aprovação pelo FDA de um aparelho de ultrassom portátil o NanoMaxx, tudo indica que deverá ter boa aceitação no mercado.

Leve, fácil de transportar, boa autonomia com 2 horas de funcionamento, o aparelho será útil para ser usado em ambulâncias, locais que atendam pacientes graves, pequenos postos de atendimento que geralmente contam com pouco espaço para acomodar aparelhos.

Com tela sensível ao toque permite selecionar imagens de forma rápida e simples, aumentando a produtividade.

O Projeto Bloodbot, uma máquina para coletar sangue


Bloodbot é uma máquina de coletar sangue, um robô projetado pelo Dr. Alex Zivanovic e Brian Davies professor no Imperial College de Londres em 2001, tinha a intenção de agilizar uma rotina de trabalho dentro do laboratório. Automatizar uma coleta de sangue seria interessante para minimizar erros humanos e reduzir o tempo de espera dos pacientes na fila de coleta, mas este aparelho não é o ideal.

O equipamento identifica a veia por meio de uma sonda e insere a agulha controlando a força, no momento que a agulha penetra na veia a força é exercida até que a falta de resistência na luz da veia faz com que o equipamento pare de inserir a agulha, evitando transpor o vaso sanguíneo.

O aparelho tem três motores, o primeiro eixo age para cima e para baixo, carrega agulha, tubos e sensores para identificação das forças de resistência. Um segundo eixo age na largura do braço. E o terceiro eixo, que está sem energia, permite que um operador humano possa inclinar o robô. Enquanto o quarto eixo percorre o comprimento do braço.

O Bloodbot foi testado em um boneco e em um ser humano, neste, não foi realizado muitas coletas, o principal motivo, foi eficiente 78 % das vezes, os outros 22% acusou problemas de punção e coleta, o que poderia levar o braço a virar uma “peneira”.

Hepatite B – Diagnóstico e medicamentos grátis


A hepatite B afeta mais de 12 mil pessoas por ano no país, este número é assustador, mas é a pura realidade, a doença é transmitida por sangue, esperma, e secreções vaginais, tatuagens, da mãe para o bebê, em tratamentos dentários. O governo está implementando um protocolo para tratamento dos pacientes infectados pelo vírus da hepatite, o diagnóstico já é oferecido na rede básica de saúde, exames como HBsAg, Anti HBc IgG e IgM, HBeAg são alguns deles. Mais três medicamentos serão distribuídos gratuitamente aos portadores da doença.
para esta doença os medicamentos antivirais (tenofovir, entecavir e adefovir) serão distribuídos, além dos (lamivudina e interferon convencional), que já eram ofertados, os três novos medicamentos causam menos efeitos colaterais e são mais eficazes.

Aqui no Brasil o Tenofovir estava sendo usado no tratamentos para a Aids, nos Estados Unidos e União Europeia era usado também em pacientes com hepatite B. A ampliação da indicação de uso vinha sendo discutida entre a Anvisa e o Ministério da Saúde desde o início de 2009, agora foi liberada, mas a utilização do medicamento com essa indicação será monitorada pelo sistema de farmacovigilância da Anvisa.

Teste HIV – Portaria define novo fluxograma para análise das amostras de sangue


Já está vigorando as novas regras para testagem – Portaria SVS/MS Nº 151. O diagnóstico de HIV será mais rápido e terá nova opção para realização do exame anti-HIV e para pesquisa direta do vírus por técnica de biologia molecular em casos de resultados positivos para confirmar e indeterminados para esclarecer.As etapas para conclusão do resultado que antes eram três, agora passam a ser apenas duas, economia de material e tempo, mas sem perder qualidade. Outra novidade,foi a nova forma de coleta de sangue em papel-filtro, possibilitando realização de exames em locais distantes dos centros de diagnóstico podendo ser enviado via correios, facilitando o processo de testagem.

Tumores cerebrais associados ao uso excessivo de celular


Pesquisa associa uso excessivo de celular ao risco de tumores cerebrais, é o que especialistas da organização mundial da saúde relatam ter identificado em estudos. O uso repetidas vezes por longos períodos pode sim desencadear tumores cerebrais em pessoas que tenham predisposição para desenvolver a doença.

Durante 10 anos 12.800 pessoas em 13 países, foram monitorados por investigadores britânicos, identificaram um aumento significativo no risco de tumores cerebrais nas pessoas que usavam telefones celulares por muitos anos.

As operadoras de telefonia se defendem dizendo que existe numerosos estudos afirmando o contrário, celulares não causariam nenhum dano a saúde.

Os pesquisadores ligados a organização mundial de saúde recomendam que crianças evitem ao máximo o uso de aparelhos celulares e adultos reduzam o uso dos mesmos, ou usem fone de ouvido com microfone embutido, distanciando o aparelho da cabeça.

Ditadura medica


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira 21 de outubro, o projeto de lei do Senado que define quais são as atividades privativas de médico e quais podem ser realizadas por outros profissionais da área de saúde. Conhecido como Ato Médico, o projeto volta ao Senado devido às alterações feitas na Câmara. A informação é da Agência Câmara.

Aprovado na forma do substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, o projeto lista as atividades privativas do médico. Entre elas estão emissão de laudo de exames feitos por meio de endoscopia e de imagem (ecografia, por exemplo); prescrição de órteses e próteses oftalmológicas; e realização de perícia médica e exames médico-legais, exceto os exames laboratoriais de análises clínicas, toxicológicas, genéticas e de biologia molecular. O texto foi aprovado com as emendas da Comissão de Seguridade Social e Família.

Para o deputado Eleuses Paiva (DEM-SP), relator pela Comissão de Seguridade, a aprovação do projeto significa um momento histórico para a profissão. "Esse é um momento histórico porque estamos regulamentando uma das mais antigas profissões, cuja prática, no Brasil, está no nível das melhores medicinas internacionais", afirmou.

O substitutivo define como não privativos de médicos os diagnósticos realizados por outros profissionais, tais como os diagnósticos psicológico, nutricional, de avaliações comportamental e das capacidades mental, sensorial e psicomotora. Segundo o texto, todos os procedimentos definidos como privativos de médico não se aplicam ao exercício da odontologia, no âmbito de sua área de atuação.

Na opinião do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), relator do projeto pela Comissão de Educação e Cultura, o texto aprovado provoca uma tutela dos médicos sobre outras profissões da área de saúde.

Ele citou como exemplo o destaque rejeitado que pretendia retirar do texto a atividade de emissão de diagnósticos citopatológicos da lista das privativas de médico.

"Somos contrários ao corporativismo que pretende tutelar outros profissionais, como na área laboratorial. Queremos regulamentar a profissão de médico, mas não a tutela que proíbe a assinatura de laudos que somente esses outros profissionais de saúde têm competência para emitir", disse.

Atividades mais simples, normalmente feitas por outros profissionais ligados ao setor da saúde, são explicitamente citadas como não privativas de médico. Entre elas podem ser citadas aplicação de injeções subcutâneas, intramusculares ou intravenosas; coleta de material biológico para análise laboratorial; realização de exames citopatológicos (análise de amostras de células) e seus laudos; e realização de cateterismo sem cirurgias (no esôfago ou no nariz, por exemplo).

Também está excluído das ações privativas de médicos o atendimento à pessoa sob risco de morte iminente.

O projeto torna privativos de médicos outros trabalhos, como a direção e a chefia de serviços médicos; a perícia e a auditoria médicas e a coordenação e supervisão vinculadas, de forma imediata e direta, às atividades privativas da carreira. Está de fora da condição de privativa a direção administrativa de serviços de saúde.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Doença de Addison


Ou também conhecida como INSUFICIÊNCIA ADRENAL CRÔNICA é uma doença endocrinológica rara.Ocorre devido as glândulas adrenais não produzirem o hormônio Cortisol, e não pela falta do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) produzido na pituitária (HIPÓFISE).
A doença de Addison progride lentamente, e os sintomas podem ser discreto ou ausentes até que ocorra uma situação de strees.

Sintomas:

Fadiga crônica com piora progressiva
Perda de Apetite
Náusea
Vômitos
Hipotensão
Fraqueza Muscular
Depressão
Hipoglicemia
Eosinofilia

O tratamento é basicamente a reposição de cortisol.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Síndrome de Cushing



É o conjunto de sinais e sintomas devido ao excesso de cortisona, hormônio produzido nas adrenais,ou por excesso de hormônio sintético (exógeno) e problemas nas glândulas adrenais e hipófise.
O quadro pode ser ocasionado pelo uso continuado de cortisona ou seus derivados, conhecidos como antinflamatórios esteróides. Estas substâncias são empregadas para o tratamento de uma série de doenças, e provocam o síndrome de Cushing como efeito colateral. Dependendo da dosagem empregada e do esteróide sintético utilizado, os sinais e sintomas sempre irão ocorrer. Em algumas ocasiões estes efeitos colaterais ocorrem sem que o paciente perceba ou os relacione com as medicações que está usando. Esta situação ocorre, por exemplo, com a utilização de medicamentos para problemas de pele ou para problemas respiratórios.
Os sintomas são: aumento de peso, armazenamento de gordura no pescoço,tronco e rosto, formando no rosto uma face conhecida com "lua-cheia". Ocorre também o afilamento de membros,fraqueza muscular, a pele se torna fina e frágil,insônia,nervosismo...

Fertilizacao "in vitro" com Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides (ICSI)


Vinte anos atrás uma colaboração entre Steptoe, um ginecologista, e Edwards, um fisiologista e grande cientista, resultou no nascimento do primeiro bebê após a fertilização "in vitro" com transferência de embriões ( FIV-TE ).
Esse relato representou o maior avanço do tratamento de infertilidade, e desde então, a FIV se tornou o melhor tratamento para alguns tipos de infertilidade, incluindo infertilidade devido à doença tubárea, endometriose, infertilidade sem causa aparente ou infertilidade envolvendo fator masculino.
Logo, tornou-se óbvio que certos casais com infertilidade devido a fator masculino severo não poderiam ser ajudados pela FIV. As principais causas de falha de fertilização na FIV convencional eram: número extremamente baixo de espermatozóides, e alterações de motilidade e morfologia dos mesmos.
Este método é utilizado com muito sucesso nos casos de fator masculino severo, já que taxas de fertilização independem da qualidade e quantidade dos espermatozóides.
A técnica de ICSI é realizada com auxílio de micromanipuladores acoplados ao microscópio e consiste em injetar um único espermatozóide diretamente dentro do óvulo, promovendo assim a fecundação. Técnica que necessita muita habilidade e experiência do profissional de laboratório. O trabalho é feito com microagulhas (mais finas que um fio de cabelo), onde uma delas vai segurar o óvulo e a outra vai pegar o espermatozóide, imobilizá-lo e injetá-lo dentro do óvulo, ultrapassando a zona pelúcida.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Cicatriz medular (scar)


Lesão do cérebro ou da medula espinhal, um grupo de células chamadas astrócitos (astroglia) são ativadas e formam uma cicatriz no cérebro, da mesma maneira que ocorre uma cicatriz na pele. Esta cicatriz glial protege o cérebro do mundo exterior, mas muitos pesquisadores acreditam que a cicatriz impede que as células destruídas refaçam as suas conexões.
Sabendo disso, pesquisadores trabalham, com sucesso, numa forma de dissolver essa cicatriz de modo a permitir a regeneração nervosa no local.

Astrócitos:
Os astrócitos são um tipo de células gliais que constituem o principal componente celular do Sistema Nervoso Central - SNC no reparo de tecidos nervosos necróticos, através remoção dos restos celulares e pela extensão de seus processos citoplasmáticos nos espaços extra-celulares formados. Esse processo acaba por determinar a formação da cicatriz ou "scar".

França anuncia desenvolvimento de coração artificial


Cientistas franceses anunciaram o desenvolvimento do primeiro coração artificial com chances reais de substituir o coração humano. O protótipo reproduz contrações cardíacas e tem dois ventrículos.

O coração, que foi desenvolvido a partir da tecnologia de sensores eletrônicos usados em mísseis, é coberto por uma pele artificial capaz de proteger o organismo de uma rejeição. O projeto poderá beneficiar pessoas que estão na fila para este tipo de transplante.

No início desta semana, uma equipe de médicos cirurgiões do Hospital Universitário de Rennes, em Paris, concluiu a primeira das três fases de testes para a certificação do coração artificial, chamado SynCardia CardioWest.
Originalmente criado para ser um substituto permanente do coração, o coração artificial total é aprovado atualmente como uma ponte para o transplante de coração humano para os pacientes em estágio final de falência biventricular. O coração artificial total é o único dispositivo que fornece imediatamente o fluxo de sangue seguro, de até 9,5 litros por minuto.